sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Erros de Marketing



Bom. Vamos lá ao primeiro tema que escolhi para este blogzinho: os erros de marketing.

Há uns tempos para cá, digamos uns dois, três meses, deparei-me com uma publicidade que me causou bastante espanto. Sabia que o Lidl e o Continente estavam dentro duma feroz competição de preços, mas ao ver o anúncio publicitário do primeiro, fiquei um bocado "à toa". Eu nunca tinha visto um anúncio do Lidl. Alguém tinha visto alguma publicidade antes dessa altura? Eu não.
Agora, enquanto sigo para a escola ou para casa, deparo-me com mais publicidade do Lidl mas, agora, em forma de posters espalhados por todo o lado, especialmente em paragens de autocarro. Um poster com um bom vinho Dão aqui, outro com uma carambola ali. Acho incrível. Acho mesmo. Antes de decidir seguir para o curso de Línguas e Humanidades, estava mesmo centrada em seguir Marketing. Ou ia para o curso profissional de Marketing ou para o curso de Economia. Infelizmente a minha nota no exame de matemática do 9º ano não foi muito famosa, e daí tive de desistir da ideia, mas nunca deixei de ter um enorme interesse por Marketing e Publicidade e na maneira como estas duas conseguem influenciar as pessoas e o sucesso que têm na matéria.

Isto leva-me a outro assunto recente: o novo anúncio publicitário do Pingo Doce. Alguém gosta deste anúncio? Eu, pessoalmente, não. Primeiro, porque acho que é um enorme erro de marketing. Os telespectadores dos nossos prestigiados canais de televisão já se queixam de demasiada publicidade, agora nem quero imaginar da demasia deste anúncio. São, nem mais nem menos, do que um minuto e meio de fruta, pão, legumes, e empregados e clientes com um sorriso de orelha a orelha a agitar a mão num ar convidativo. Mais valia lá ter a Rita Blanco com a sua frase final do "Pois!". Apesar de não se perceber 90% da letra por serem palavras a mais, tenho de tirar o chapéu a este estabelecimento pelo facto da melodia ficar na cabeça. Acho que é o único motivo de orgulho neste anúncio por parte dos directores de marketing.

Pingo Doce, não se esforcem tanto. São dos mais baratos e agradecemos isso, mas não tornem o mundo dos anúncios publicitários ainda mais ridículos. Obrigada.


Bisou, bisou *

3 comentários:

  1. Concordo. A publicidade é cada vez mais "extenuante" para os telespecatdores. Veja-se o exemplo do Sarkozy, que aboliu a publicidade no canal público francês (a nossa RTP). É certo que possa ser necessária, mas em demasia "Jamais!". Já dizia o outro, "Demagogia feita à maneira, é como um queijo numa ratoeira!"

    Beijinhos! :)

    ResponderEliminar
  2. Na quarta-feira tive uma palestra sobre publicidade, e falámos deste anúncio durante 45 minutos. Sabias que já há uma petição para o tirarem do ar? Ao que parece, a directora de marketing (ou lá o que é) do Pingo Doce, estava de licença de materninade, então, nem sabia do que planeavam fazer com este spot publicitário. O seu substituto resolveu "ser criativo e soltar a franga" e saiu esta bela obra que todos podemos ver... Quem canta o tema saiu muito do seu registo habitual, ela é uma fadista, e já ouvi dizer que até é bastante boa.

    Dida, DFTBA

    ResponderEliminar
  3. "e empregados e clientes com um sorriso de orelha a orelha a agitar a mão num ar convidativo..." nem mais :s

    ResponderEliminar

Bisou, bisou *