quinta-feira, 4 de março de 2010

Semana dos Óscares: Invictus









"I am the master of my fate, I am the captain of my soul."
 William Ernest Henley

O Invictus é um dos filmes nomeados para Óscar que estava com mais ansiedade para ver. Não é, claramente, o melhor trabalho do Clint Eastwood. Por sua vez, o Morgan Freeman não poderia ter feito um melhor papel, e não veria mais ninguém como o Nelson Mandela. O Matt Damon esteve bem, mas acho que poderia ter adicionado mais uns toques de alma na sua personagem. Honestamente, pensei que faltou esse factor de alma no filme inteiro, não foi tão emocional nem tão excitante como achava que ia ser.

Ainda assim, lá para o fim, achei que estava mais como eu o idealizei. Toda a gente, pretos e brancos, líderes e cidadãos, jogadores e seguranças a gritar e a festejar, uma nação, um povo, uma cor, uma raça, a raça humana... Fez-me ficar com lágrimas nos olhos e lembrou o meu coração da minha visão do mundo ideal. Quero vê-lo como Um. E quero mais líderes como o Nelson Mandela, o mundo sabe que estamos com falta deles.

Nomeações: Melhor Actor (Morgan Freeman) e Melhor Actor Secundário (Matt Damon).

Previsões: Apesar do papel de Morgan Freeman ter sido brilhantemente representado, este prémio vai, sem dúvida, para o Colin Firth com o filme A Single Man. Há muito zumzum por aí e com o sucesso que fez no Festival de Veneza - apesar de ainda não o ter visto - o prémio vai para Firth.
Não é o ano do Matt Damon. Ainda não vi nenhum dos outros filmes nomeados nesta categoria, mas acho mesmo que este prémio não vai para o Matt Damon. Talvez para o ano?

Próximo filme: Precious

Bisou, bisou *

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bisou, bisou *