domingo, 14 de março de 2010

Suicídio




Eu continuo sem perceber. Ultimamente só tenho ouvido notícias de suicídios, quer seja aqui ou a quilómetros de distância. Pessoas com menos de vinte e cinco anos a suicidarem-se, pessoas com doze anos a suicidarem-se. 

Tenho uma opinião muito forte à cerca do suicídio. Não vale de nada, talvez só vai piorar a nossa situação, quem sabe. Mas vai, com certeza, piorar a vida dos nossos familiares, dos nossos amigos. Quem se suicida é cobarde, é injusto, é egoísta, por mais sofrimento que se esteja a passar. Pôr fim à nossa vida, que seja pela morte dum familiar (como foi o caso do designer Alexander McQueen), quer seja pela separação com o namorado (como foi o caso da prima duma colega minha), quer seja por bullying (como foi o caso dum rapazinho de doze anos muito falado nas notícias recentemente), não é a solução.

Há pessoas que pensam que é uma forma de chamar a atenção das outras, não se apercebendo que quando se atirarem da ponte, quando se atirarem para a linha do comboio, quando se atirarem para o mar, acabou-se tudo. Não há volta a dar. Não podemos flutuar à superfície, não podemos voar para trás. Fizemos uma escolha pouco acertada, com o objectivo de acabar com a nossa dor (ou "dor") e, provavelmente, muitos desejam ter sido fortes e ter permanecido com os pés bem assentes na terra.

O que mais me assusta, é que isto é quase uma espécie de moda entre pessoas da minha idade. Adolescentes e jovens que têm tudo pela frente, têm a vida à espera deles, e decidem deitar tudo para o lixo sem qualquer gratificação por cá estarem em primeiro lugar. É um desrespeito para quem não se queria ir embora e foi forçado a tal. É cobarde. É injusto. É egoísta. E os pais? E os amigos? E as pessoas que nos ajudaram? E as pessoas de quem gostamos? Não vale a pena ficarmos cá por eles? Vale a pena deixar outros sem fala, quase como zombies, depois de assistir ao pleno acto do suicídio do amigo, da amiga, da prima, do primo? Vale a pena destruir a vida dos outros para satisfazer a nossa "dor"?

Não vale.

Sexy: O novo vídeoclip da Lady Gaga e da Beyoncé.
Nada sexy: Não ter mais chocolate em casa... bah!

John Mayer: 68 dias; Miley Cyrus: 76 dias; U2: 202 dias.

Bisou, bisou *

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bisou, bisou *