terça-feira, 30 de março de 2010

Dia 30: Beaubourg



Foi o último dia. Fizemos a obrigatória paragem numa crêperie (neste caso, a Crêperie de Paris em Beaubourg) e todos nós enfardámos umas boas crepes, umas com chantilly, outras com Nutella, outras com os clássicos e simples açúcar e canela.

Antes de partirmos, fomos até Beaubourg. Passámos pela igreja Saint-Merri, pelo Centro Pompidou, mas infelizmente não tivemos tempo de o explorar. Adorava ter entrado e visto magníficas obras de arte, mas fica para outra altura. O que gostei imenso naquele sítio (aliás, espalhadas pela cidade inteira) foram as casinhas de souvenirs. Tanto encontravamos t-shirts a dizer I <3 Paris como malas da Marilyn Monroe, postais Pop Art, mini Torres Eiffel, pinturas de Paris, etc. Queria levar aquilo tudo.

E assim, chegámos ao fim da minha viagem feita há um ano atrás. Se chorei? Claro que chorei. Foi fisicamente impossível conter as lágrimas. Ao rever os vídeos e as fotografias sinto tanta saudade. Queria imenso ter mais tempo para ver e conhecer Paris com calma, ir a sítios menos turísticos, infiltrar-me numa vida parisiense e não estar sempre com a câmara de vídeo/câmara digital na mão com medo de não poder fotografar qualquer coisa.


Sei, também, que em excursões não podemos fazer metade daquilo que queremos. E mais, cinco dias não chega para conhecer Paris. Pelo menos ao milímetro, não dá. Apesar de não nos ter impedido de nada, a chuva podia ter sido um pouco menos. Ironicamente, no dia em que nos fomos embora estava um sol esplêndido.


Tanto mudou desde essa viagem. Para já, estou no 12º ano. Queria tanto fazer um Erasmus em Paris, mas infelizmente a minha faculdade só disponibiliza um intercâmbio em Lille. Até é pertinho, mas não seria a mesma coisa. Tenho a certeza que iria faltar a muitas aulas para me escapar até Paris.

Um ano passou (parece que foi ontem) e em vez de ter estado em Paris, estive em casa com a cara inchada por causa duma cirurgia na gengiva. Isto há coisas, sinceramente.

Paris, tu me manques beaucoup.

Bisou, bisou *
* Todas as fotografias tiradas por mim.

1 comentário:

Bisou, bisou *